.

.

Daisypath Anniversary tickers Daisypath Anniversary tickers

.

Seja bem vindo!! Não esqueça de deixar seu comentário!! =)

Seguidores

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fantástico: Uso da graviola e Imperatriz-MA

Gente, ontem fiquei super triste com uma matéria que passou no Fantástico sobre minha cidade. Era muito fã do Dráuzeo Varela, mas ontem passei a detestar!
Falaram mal da minha cidade e detonaram o Prof. Frazão. Fui aluna dele e sei o quanto ele é responsável, capaz e estudioso. Ele trabalha na área de pesquisa há mais de 20 anos, e isso não é brincadeira. Tanto é que ele é professor pesquisador da Universidade Estadual e patrocinado pela Infraero.
A equipe da Rede Globo esteve aqui na cidade por quatro dias e entrevistaram várias pessoas que foram curadas pela pomada fitoterápica, mas não mostrou nenhuma na reportagem!
Falaram para o Frazão que seria reportagem sobre "a importância dos fitoterápicos para a saúde". Nada a ver com o que foi mostrado. Fizeram a reportagem com ar de deboche.
Fiquei triste porque, apesar de não ter contato com ele, sei que ele é uma pessoa boa, que ajuda a população carente da cidade. Ele é muito conhecido aqui na região por isso e por ser um bom professor e inteligente.

Sobre a graviola, é só pesquisar no Google que dá pra ver sua importância...

Por se tratar de uma fruta com riquíssima composição nutricional, a graviola apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, podendo ser utilizada em sua totalidade. Aproveitam-se as folhas, as flores, os brotos, os frutos verdes ou maduros. A graviola pode ser utilizada sob a forma in natura, sob a forma de chás, preparada como cataplasmas que são sobrepostos diretamente nas afecções cutâneas e também em cápsulas que contêm os princípios nutricionais desta maravilha da natureza. Porém, uma das maiores descobertas sobre a graviola foi sua sensacional capacidade de agir contra as células do câncer, mostrando em testes em laboratório um potencial extraordinário.Dentre as propriedades terapêuticas da graviola pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde.


Além disso tudo, falaram mal da minha cidade. Não é daquele jeito que mostraram! Só mostraram o lado ruim. Olhem como o próprio Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperatriz_%28Maranh%C3%A3o%29) fala da minha cidade:

Imperatriz é o segundo município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sede da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, a cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, e é atravessada pela Rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.
Imperatriz é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo ainda o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão e possui um posicionamento estratégico útil não só ao estado mas também para todo o norte do país. Imperatriz está num cruzamento entre a soja de Balsas, no sul do Maranhão, a extração de madeira na fronteira com o Pará, a siderurgia em Açailândia e a agricultura familiar no resto do estado, com destaque para a produção de arroz, e também das futuras potencialidades como a produção de energia e celulose com a implantação da hidroelétrica de Estreito, Serra Quebrada e da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz. Além dessas potencialidades, pode-se perceber também intensa atividade extrativista, principalmente na reserva do Ciriaco. Para dar suporte logístico a todas essas atividades, Imperatriz assume postura de capital local, pois através do Complexo atacadista do Mercadinho e do Centro Varejista do Calçadão, a produção do sul do Maranhão, norte do Tocantins e leste do Pará é escoada. Para tanto Imperatriz conta com a Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), com um dos maiores rios do país, o Rio Tocantins e com a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás. Além disso, por Imperatriz passam as principais linhas de transmissão de energia elétrica do Maranhão e de outros estados.
Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do estado e o principal da região que aglutina o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará. A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, entre eles o de "Portal da Amazônia - Capital da Energia".

Fotos da minha cidade:
Avenida Beira Rio
Ponte sobre o rio Tocantins
Praia no rio
Avenida Beira Rio
Praça Brasil

7 comentários:

Unknown disse...

Cidade lindaaaaa!!
=)

Unknown disse...

Oi florzinha

Não fica chateada não... é por isso que eu deixei de assistir a Globo, só vejo as vezes... eles deturpam a realidade da forma que eles acham que deve ser.

São grandes formadores de opinião, e um perigo nesse sentido.

Beijokas

Aldianne Marques disse...

Caramba Pris, que sacanagem hein?!!! não assisti o fantástico mas vc fez muito bem em defender ...
bjinhos

Anônimo disse...

Tb não assisti, mas imagino como vc e os outros moradores da cidade devem ter ficado chateados...
Mas ligue não flor!
Sua cidade é lindaa...
A Globo fala o que quer, e do jeito que bem entende...
Assistia mais as programações da emissora... hj nem tanto!


bjinhusss

Carol Magro disse...

Qua coisa chata..mas não fica chateada não!!

Sam disse...

Eu morei em Marabá no Pará que fica bem pertinho de Imperatriz, já visitei a cidade e amei. Há muito preconceito com as cidades e cultura do interior, principalmente do norte e nordeste. Não pode é ficar calada, estás certa, se não concorda com o que foi passado é preciso falar. Abraço!

Fê Sobrinho Alves disse...

florzinha, sua cidade é lindaaa!!!! não se chateie com essas coisas, o que mais tem por aí são pessoas de coração maldoso e neste caso, só querem fazer matéria para chamar atenção e criar polêmicas...passe por cima disso, não se deixe abater ouviu?

bjão.

Related Posts with Thumbnails